quinta-feira, 11 de maio de 2017

Narrativa

"Que leitor a Escola me formou?"

Se tratando do curso o meu caráter de leitor não condiz com ele, é fato que o curso que eu me encontrei a pouco tempo (Letras) exige o hábito da leitura, confesso que não tenho esse hábito, sou incapaz de conseguir ler um livro inteirinho, tenho um pouco de dificuldade para me concentrar, ou entender textos com linguagem mais rebuscada, mas isso deve ser pelo fato de não ter este desejo insaciável da leitura, como alguns colegas de classe meus têm, na escola vi apenas fragmentos da literatura brasileira com uma professora monitora e jovem mas que amava a literatura, (não tive tanta sorte como a Leticia kk) daí eu fui pegando o gosto por versos e poemas que ela, a professora, citava e lia conosco nas aulas, mas nada em exagero nem pra ler muito e nem ora ler pouco, hoje eu busco ser um leitor da notícia, da contemporaneidade, as vezes leio artigos de conhecimento geral, mas se forem textos grandes me recuso a ler completamente, talvez até por preguiça, mas acredito que há tempo pra mergulhar neste profundo mundo da Leitura, mudar os hábitos e aprender a amar esta prática.


Narrativa "Entrevista"

 A Entrevistada de hoje do nosso "Jornal do Blog" 
chama-se: Rejane Maria do Nascimento Barbosa, 
45 anos, Casada, Mãe e Tia de dois meninos, Natural de Maceió-AL.

No início da entrevista eu o entrevistador galante, Medson lindo e maravilhoso, perguntei a ela (Minha Tia e Mãe) se ela lembrava "Qual a relação dela com a leitura nos tempos de escola" embora ela não lembrasse de quase nada me contou experiências que cabem aqui na proposta da narrativa, e também sobre sua história.

Aos 5 anos ela foi morar na cidade de Junqueiro, interior de Alagoas, e aos 7 anos de idade entrou na escola, após perguntá-la sobre alguma obra da qual lembrasse de lê-la e estudá-la como assunto de escola. Ela citou a obra da Senhora Centopeia, da qual seu professor fez uso para estudos dinâmicos na época. Ela fala que todos os alunos receberam, aquele livrinho e descreve que a Senhora Centopeia tinha em todas as suas patinhas botas, sem dúvida para uma mulher de 45 anos, que não se lembra de quase nada da escola, podemos considerar como obra marcante esta lembrança. 


Mais nada falou sobre sua infância na escola, já que não lembrara de nada; mas infelizmente ela conta que não estudou por muito tempo; aos 12 anos começou a trabalhar para ajudar a família financeiramente, e foi perdendo a vontade de ir à escola, e diz: "perdi toda a paciência e saco de estudar". Aquele tempo era difícil e de muita dificuldade, a Mãe analfabeta e o Pai que sabia ler e escrever porém não lhe dera incentivo, nem a abriram a mente para o que os estudos lhe reservariam, ela até disse: "ah! antigamente os pais não davam tanto incentivo como os pais de hoje, hoje os pais apoiam e muitos deles desfrutaram de uma boa educação". Algo que me deixou triste foi saber que ela nem sabia pra quê ia à escola. Ela conta que ia porque seus pais somente diziam que ela deveria aprender a ler e escrever e somente isto. O futuro promissor que lhe esperava foi omitido pelos seus professores, que também não abriam a mente das crianças para dizer o real sentido do estudo, e pelos seus pais, talvez eles não conheceram a importância do estudo, e meio que por acidente lhe privaram-na deste caminho.



Mudando um pouco o foco do passado resolvi vir ao presente momento, e lhe perguntei sobre a relação dela com a cibercultura, (internet e tecnologia).  Ela  deu uma risada daquelas e disse: Ah, hoje a tecnologia ajuda muito, eu aprendi a ler e escrever melhor através da internet, e a gente não fica presa somente uma pesquisa, a cada link que a gente abre é uma nova porta de conhecimento. Você consegue se aprofundar e entender mais e buscar informações mais nutritivas. Essas notícias por exemplo sobre o Lula, a Dilma o Bolsonaro e esses políticos corruptos que a gente vê. Por ela a gente pode conhecer o até o passado deles, e não se priva somente das informações da Tv né?

Bom, com tamanho argumento e defesa sobre a Cibercultura, eu nem precisei acrescentar nada e assim se encerra nosso bloco de hoje, do Jornal do Blog, uma Boa Noite, e fiquem com Deus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Narrativa

"Que leitor a Escola me formou?" Se tratando do curso o meu caráter de leitor não condiz com ele, é fato que o curso que eu me e...